No primeiro post falamos dos médiuns de Efeito Físico, neste segundo post sobre médiuns vamos falar sobre os de Efeitos Intelectuais, que recebem e transmitem comunicação inteligente com a participação de espíritos. Todos nós temos dons mediúnicos e precisamos estar atentos, sentir e perceber, e depois desenvolver para que esses dons possam nos ajudar a evoluir
Médiuns audientes – Muito comuns, são os que tem a capacidade de ouvir os espíritos, podendo ser de uma forma interior, como uma voz íntima, ou como uma voz externa, como se estivesse ouvindo de uma pessoa encarnada. Este tipo de médium pode conversar com os espíritos, gerando diálogos, entre encarnados e desencarnados.
Médiuns falantes – Também muito comuns, são os que falam sob a ação dos Espíritos. Mas não devem ser confundido com os médiuns audientes que apenas transmitem a mensagem dos espíritos. Nos falantes os espíritos utilizam o aparelho fonador do médium, que na maioria das vezes não tem consciência do que está sendo dito.
Médiuns videntes – São capazes de ver espíritos. Existindo dois grupos: os que conscientemente (estado de vigília) veem espíritos, e os que precisam estar em estado sonambúlico para isso, e este nem sempre lhe acontece permanentemente, diferente dos conscientes dotados do dom permanentemente. Não devem ser considerados médiuns videntes, aqueles que em circunstâncias particulares acabam tendo um contato acidental. Ainda podemos diferenciar os médiuns em, aqueles que veem espíritos que são evocados, ou outro tipo de médium que tem esse dom de maneira mais geral, podendo ver toda a população espiritual.
Médiuns inspirados – São pessoas que recebem pensamentos apresentados pelos Espíritos, tanto no seu estado normal como em êxtase, à revelia do médium, podendo ser sobre coisas comum ou trabalhos de inteligência. É uma categoria de mediunidade intuitiva, onde ideias aparecem no pensamento do médium sobre assuntos que muitas vezes nem estão sendo pensados, mas trazem esclarecimentos, indicações e até informações e ensinamentos sobre os mais variados temas.
Médiuns de pressentimentos – É uma derivação dos médiuns inspirado, pois captas informações ocultas, que lhes são passadas. É o tipo de médium que, em certos episódios, uma leve intuição de coisas comuns, que podem ocorrer no futuro. Pertencem a uma categoria de médiuns intuitivos que podem ver as repercussões dos fatos presentes, ou seja o futuro.
Médiuns proféticos – É um dom, que quem o tem, recebe a permissão de Deus para alcançar revelação das coisas futuras de interesse geral e revela-las aos homens para sua instrução. Infelizmente é um tipo de mediunidade em que falsos profetas se aproveitam da boa fé das pessoas, com delírios de sua própria imaginação e falta de caráter. Entra na mesma categoria dos médiuns inspirados e de pressentimentos.
Médiuns sonâmbulos – Pode ser considerada uma capacidade medianímica. São médiuns que, em estado de sonambulismo, são assessorados por espíritos. Ou seja, quando entram em estado sonambúlico, desenvolvem grande sabedoria, as vezes operando curas e outros benefícios em favor do próximo.
Médiuns extáticos – Os que, em estado de êxtase, recebem revelações dos Espíritos. Muitos deles são enganados por espíritos negativados que se aproveitam da ingenuidade deles.
Médiuns pintores ou desenhistas – São os que pintam ou desenham sob a ação dos Espíritos, desenvolvendo trabalhos de conhecimentos para a humanidade. Citamos os que apresentam trabalhos sérios, sendo que muitos médiuns se deixam influenciar por espíritos zombeteiros que desabonariam essa capacidade mediúnica.
Médiuns músicos – Os que pela influência dos espíritos executam, compõem ou escrevem músicas.
Se você se identificou com alguns desse dons ou se estiver com dúvidas, entre em contato, para que possamos formar, acima de tudo, uma rede de conhecimento e troca de experiências.
Até o próximo post
Um grande abraço a todos
Muito interessante!!!
Médiuns de pressentimento…. pode-se dizer que ele “capta” a vibração e monta um quebra-cabeças com os acontecimentos do presente visualizando o futuro?
Isso mesmo. Ele recebe informações dos espíritos, ou guias e mestres sobre como as coisas vão estar no futuro. Exemplo disso é quando vai ter um evento e ele sente se aquilo vai dar certo ou não. Mas normalmente os pressentimentos são sobre coisas do dia a dia, diferente dos proféticos que envolvem coisas maiores.