A cromoterapia é uma técnica que faz parte da Medicina Complementar, que auxilia no tratamento de problemas físicos, mentais e espirituais. Através da frequência das cores podemos reequilibrar energeticamente o corpo físico e os sutis, como também os Chakras, que são centros energéticos importantes para a harmonização do ser.
A cor faz parte de nossa vida, estamos em contato o tempo inteiro com as cores, nas roupas que vestimos, ambientes que frequentamos. Mas muitas vezes não nos damos conta disso.
“NADA DISSO É NOVO, NOSSOS ANCESTRAIS JÁ SABIA DAS PROPRIEDADES DAS CORES.”
Apesar de parecer uma novidade, a cromoterapia é utilizada desde a antiguidade. Citações em manuscritos chineses, hindus e egípcios, já demonstrávamos conhecimento deles sobre o espectro solar e que egípcios e gregos já utilizavam as cores para reestruturação dos corpos.
Para mim, como cromoterapeuta, a aplicação das cores vai além de entender a teoria da técnica, mas ter sensibilidade para utilizar de forma eficiente as cores, tendo em mente a individualidade de cada paciente, e colocando a intenção da melhora no tratamento.
Segundo Renê Nunes, para uma perfeita prática de cromoterapia, não basta conhecer as funções das cores e a cor de equilíbrio para cada Chakra. Há todo um conjunto de energia que se inter relacionam, invisível aos humanos, mas cuja existência está cientificamente comprovada.
Uma sessão de cromoterapia além de trazer uma paz interior, relaxamento e bem estar, ainda pode ajudar em questões mentais, físicas e espirituais.
FALANDO UM POUQUINHO DAS CORES:
AZUL: Por suas múltiplas funções é considerada a cor de maior propriedade terapêutica. Pois apresenta ação sobre Sistema Nervoso, Circulatório, Respiratório, Muscular, Digestivo e Ósseo.
ÍNDIGO: O Índigo é o resultado da mistura de azul com um pouco de vermelho. Tem efeito energizador do corpo físico, dissipador e é coagulante e atua sobre a Corrente Sanguínea. O índigo tem sido o mensageiro do alívio e do socorro com a sua maravilhosa vibração.
VERMELHO: É uma cor primária , sendo a mais vital, criativa e positiva. Traz energia, vitalidade, reativação mental e física. tem poucas restrições e inúmeros usos. Excelente em pessoas abatidas. É a cor que traz o movimento.
LARANJA: É uma das cores mais densa usada na Cromoterapia. É a mistura do Vermelho com o Amarelo, sendo uma energia intermediária, um pouco mais fraca que Vermelho e um pouco mais forte que Amarelo, por isso é considerada a cor do equilíbrio.
AMARELO: Simboliza o poder divino, a iluminação, o sol e a imortalidade. Representa a energia formada pela natureza cósmica que tudo revitaliza e reproduz. É a cor da alta espiritualidade, e desenvolve a sabedoria, o esclarecimento, o discernimento, afastando os medos e incertezas.
VERDE: É a cor da natureza, paz, harmonia. Traz equilíbrio ao corpo físico, mental e emocional. É uma mistura de azul e amarelo é o ponto do meio no espectro da luz, partilha, com seus vizinhos do espectro da cor da felicidade do amarelo e da tranquilidade do azul, e nele, temos a representação da vida.
VIOLETA: É o raio que coordenar a mente superior à consciência cósmica. Esta cor é a mais alta vibração de todos os raios cósmicos de energia. Na filosofia oriental, é quem governa o centro da cabeça, sendo chamado por eles de “lótus de mil pétalas”. É uma cor inspiradora e espiritual por ser a cor da divindade e da dignidade. É a mistura do vermelho mais o azul e mantém as propriedades das duas: embora seja uma cor distinta, tenta unificar a conquista impulsiva do vermelho com a entrega delicada do azul.